Serviços de Terraplenagem
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Terraplenagem é a técnica de engenharia de escavação e movimentação de solos e rochas. O termo técnico mais usualmente adotado para terraplenagem em rocha é desmonte de rocha.
Executamos todos os serviços pertinentes as atividades de terraplenagem:
- Aluguel de Bob Cat;
- Alvará de Demolições;
- Aterro;
- Caminhões Basculantes;
- Demolições;
- Máquinas e Equipamentos;
- Retirada de Entulho;
- Retro Escavadeira.
O serviço de terraplenagem tem como objetivo a conformação do relevo terrestre para implantação de obras de engenharia, tais como:
- Açudes;
- Aeroportos;
- Aterro;
- Barragens;
- Canais de Irrigação;
- Canais de Navegação;
- Edificações;
- Ferrovias;
- Pátios Industriais;
- Plataformas em Geral;
- Rodovias.
O serviço de terraplenagem compreende quatro etapas:
Escavação – Trator de Esteira (TE): A parte principal de um trator de esteira é a lâmina escavadora. Esta é constituída por uma base, e por lâminas de corte e cantos de lâmina trocáveis. A esteira metálica permite o uso do TE em quase todos os tipos de terrenos.
Carregamento – Pá Carregadeira (PC): A pá carregadeira é projetada única e exclusivamente para o carregamento, não sendo aconselhado o seu uso para outros fins.
Transporte – Motoscraper (MS) e Caminhão Basculante (CB): O Motoscraper (MS) é projetado para executar as quatro etapas do serviço de terraplenagem. O (MS) é constituído basicamente por um cavalo-mecânico tracionador e por uma caçamba (scraper) capaz de executar a escavação, o auto-carregamento, o transporte e o espalhamento do material escavado.
Espalhamento – Motonivelador (MN): A motoniveladora é projetada para espalhamento do material descarregado e para acabamento, por raspagem, de superfícies.
Atividades preliminares a execução da terraplenagem
A Execução da terraplenagem é a mesma, independente do tipo de obra de engenharia a ser executada.
- Abertura e melhoria de caminhos de serviço: No caso de terraplenagem para implantação de obras rodoviárias e ferroviárias é necessária a abertura e melhoria de caminhos de serviços, visando garantir o acesso seguro dos equipamentos aos diversos cortes e aterros.
Utiliza-se, normalmente, os caminhos rurais existentes, executando melhorias nestes caminhos, tais como reforços e reformas mata-burros e pontilhões, e melhorias na plataforma. A partir dos caminhos rurais existentes implantam-se trechos de acesso direto aos locais de obra.
- Desmatamento, destocamento e limpeza: Estando definido o traçado da área, rodovia ou ferrovia haverá a desapropriação de uma área em torno do eixo do traçado, denominada faixa de domínio, com largura de acordo com as normas. Após a locação do eixo e a marcação dos limites da faixa de domínio, o primeiro serviço a ser executado será o de desmatamento, destoca e limpeza.
O serviço de desmatamento consiste na retirada de toda a vegetação existente na faixa de domínio, utilizando-se tratores de esteira e moto-serras. Após o desmatamento, é necessário o arrancamento dos tocos de árvores.
A última etapa, a de limpeza, consiste na retirada de toda a camada de terra vegetal, em média de 50cm de espessura, a qual é depositada em leiras nas extremidades da faixa de domínio, a cerca de 3m da cerca.
- Implantação de bueiros de grota: Em rodovias e ferrovias existem dois tipos de bueiros: os de greide e os de grota. Os bueiros de greide são: executados em trechos longos de seção transversal em corte ou mista, para permitir o esgotamento de águas de trechos das sarjetas, as quais não podem ser muito longas.
O bueiro de greide é sempre executado após o serviço de terraplenagem estar concluído.
Os bueiros de grota são: executados nos talvegues sob os aterros, visando permitir o esgotamento de águas. São bueiros que devem ser construídos antes da execução dos aterros.